Treine o seu Filhote de Rottweiler com Comandos Simples


Rottweilers são cães naturalmente leais e adoram agradar seus donos. Convenientemente, estes cães também são muito inteligentes, por isso treiná-los é fácil (contanto que o treinamento seja feito quando o cão está entre a sexta semana de vida e os seis meses). No Brasil, a maioria dos adestradores começa a trabalhar com estes cães aos 5 meses de idade, mas você pode começar a ensiná-lo muito antes em casa.

A primeira coisa que você provavelmente vai ensinar ao seu Rottweiler é o comando para 'sentar'. Se o cão aprender a ficar sentado, isto fará com que o passeio, a alimentação, as brincadeiras e o tempo que vocês passam relaxando seja muito mais tranqüilo e fácil para você, pois ele vai ficar quieto, e não pulando sobre as coisas. É também uma das coisas mais fáceis para ensinar. Coloque o seu cão na sua frente e diga com firmeza 'Senta!'. Em seguida, delicadamente, mas com firmeza, tente empurrar a extremidade traseira do seu cão para baixo até que ele esteja sentado. Enquanto ele estiver sentado, continue a elogiá-lo ao mesmo tempo que repete a palavra 'senta' algumas vezes. Você não precisa necessariamente dar-lhe petiscos para que ele aprenda a sentar, pois um Rottweiler fará praticamente qualquer coisa para deixar você feliz. Repita este processo, afastando-se do cachorro, virando-se para ele (certifique-se de que você tem toda a sua atenção) e dizendo-lhe para se sentar. Se ele ainda não o obedeceu (o que não seria surpreendente), continue a empurrar seu traseiro para baixo e elogiá-lo, da mesma forma que você fez antes. Assim que ele for capaz de se sentar com o comando, sem que você precise empurrá-lo para baixo, você poderia dar-lhe um petisco bem gostoso como recompensa.

 Ensinar seu cão a "dar a pata" também é um truque fácil e útil. Se você está pensando em cortar ou lixar as unhas do seu Rottweiler, será necessário que ele aceite "dar a pata". Mande o cão 'sentar', antes de mandá-lo 'dar a pata'; caso contrário, ele irá tropeçar e acabará ficando confuso. Diga com firmeza para o Rottweiler: "pata!". Em seguida, abaixe-se, pegue a pata do cão na sua mão e então comece a elogiá-lo e acariciá-lo. Repita este processo quatro vezes (sempre acompanhado de elogios!) e depois peça ao cachorro para 'dar a pata' sem você ter que levantar a pata. Se ele conseguir obedecê-lo, você deverá elogiá-lo e dar-lhe um petisco. Ensinar o cão a dar a pata é tão fácil quanto ensiná-lo a sentar e não será necessário muito tempo para que o cachorro aprenda, mas se o seu cão está tendo problemas, afaste-se para começar o processo novamente dez minutos mais tarde. Importante: Os cães obedecem melhor a comandos simples e curtos, de preferência com uma única palavra. Por isso, mesmo que a frase completa seja "dar a pata", é melhor dizer-lhe apenas "pata!". Dessa forma, será mais fácil para o cão lembrar o que você espera dele.

 É muito importante que o seu cão aprenda o significado de "Não" ou "Pare". Você pode usar qualquer uma das palavras, mas o uso dela deve ser eficaz. Filhotes de Rottweiler são muito brincalhões e adoram morder; se seu cão costuma mordiscar você ou outras coisas além de seus brinquedos, é muito, muito importante que ele aprenda a entender 'Não!' ou 'Pare!'. Ao ensinar esse comando para o seu cachorrinho, seja sempre firme e consistente. Se você quer que o seu cão pare de pular quando ele vê você, sempre repita o comando 'Não!'. Nunca o deixe fazer o que ele não pode fazer, pois de outra forma, ele vai ficar confuso e isso vai causar problemas mais tarde. Se você mandá-lo parar algumas vezes, mas em outras deixá-lo pular, ele ficará confuso e começará a achar que você não o está realmente comandando. Se o seu cão estiver fazendo algo errado, como morder sua mobília ou estiver tentando virar latas de lixo, diga 'Não!' ou 'Pare!' de maneira bem enfática. Certifique-se de que sua voz não está muito alta, pois isso pode incentivar inadvertidamente comportamentos não tão adequados. Depois que você enfatizou o comando, tire imediatamente o seu cão para longe do que quer que ele esteja fazendo e repita mais uma vez: 'Pare!'. Afaste-se do seu cachorro (mas não deixe de manter um olho nele!) e, se ele voltar a fazer o que não deve, repita o processo. Sem dúvida, esse processo será frustrante, mas você deve fazê-lo, pois de outra forma, o cachorro vai crescer sem saber a diferença entre o certo e errado. Se o animal estiver mordiscando você, é muito importante que você faça o possível para ensinar-lhe que isso é inaceitável. Diga 'Não!' e pegue-o pelo seu focinho ou pelo cangote (pela parte de trás do pescoço) e toque com dois dedos na ponte do nariz do animal. Diga 'Não!' mais uma vez, para lembrá-lo que sempre que o comando for dito, ele está errado e deve cessar o seu comportamento.

 Seu Rottweiler sempre vai querer estar em sua companhia. Ele sempre vai querer estar ao lado de você, ao seu redor, ou até mesmo em cima de você. Mas uma hora ou outra, seu cão acabará ficando no seu caminho. Ensinar o seu filhote de Rottweiler a ficar parado impedirá que ele acabe por ficar no seu caminho, no caminho das outras pessoas e no de outros cães. Diga ao seu cão para 'sentar' primeiro, já que é muito mais fácil colocá-lo para sentar e fazer com que ele fique parado. Assim que ele se sentar, elogie-o e coloque a mão na frente do focinho do cão, com a palma aberta, como se estivesse fazendo um sinal de pare. Firmemente diga 'fica!', para então recuar devagar. Ele provavelmente irá correr até você; o seu trabalho será pegá-lo pelo corpo, segurando-o com firmeza, dizendo sempre: 'Não!', fazendo-o sentar-se novamente. Então, coloque a mão na frente dele, mais uma vez, e repita "fica!". Afaste-se para trás à medida em que continua sempre repetindo "fica!". Se ele for até você, você só terá que repetir o processo novamente. Uma vez que ele finalmente obedecê-lo e ficar parado, não deixe o cão ir até você; vá até ele, elogie-o e dê-lhe um petisco. Repita esse processo, indo mais longe dele do que você fez antes.

 Ensine seu cão para que ele 'venha'. Naturalmente, se o seu cachorro o ama, se você bater nas coxas e falar qualquer coisa com um sorriso (mesmo "chocolates e cerveja gelada!"), ele virá até você. Mas, às vezes, se ele estiver interessado em aves no jardim ou em seus brinquedos, ele poderá não vir quando você o chamar. Mais uma vez, isso poderá tornar-se um problema no futuro. Se o seu cão estiver longe de você, bata nas suas coxas e diga: "Vem!" em uma voz alegre e suave, para que ele se sinta atraído para você. Assim que ele vier até você, elogie-o e repita a palavra "Vem!" algumas vezes. Depois, jogue um petisco e ou um brinquedo para longe o suficiente de você, e repita para o cão 'Vem!'. Ele pode não fazê-lo no início, mas você terá que repetir o processo até que ele entenda. Se necessário, tenha sempre com você um outro petisco ou brinquedo que ele goste mais do que o que você jogou. Balance o brinquedo para atraí-lo. Assim que ele olhar para cima e se interessar pelo que você está segurando, diga: 'Vem!'. Quando ele vier até você, elogie o seu comportamento e repita o processo todo até que ele aprenda.

Portal do Rottweiler

Um comentário :

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com