Dicas para tratar Cães

DICAS PARA TRATAR CÃES COM OU SEM AUXÍLIO VETERINÁRIO 

Essas dicas são para o público leigo que precisa cuidar do animal e não tem condições de solicitar auxílio veterinário, como ocorre na maioria das vezes. Todos os medicamentos citados são de baixo custo e encontrados facilmente em farmácias humanas ou veterinárias. Há inúmeras formas de tratamento, mas reunimos aquelas que podem ser efetivas e baratas, de uso oral ou tópico. Problemas mais sérios ou na dúvida, procure sempre o veterinário. 

SARNAS: 
Há dois tipos que atacam os animais comumente. 
a) A sarna comum dá muita coceira e acaba dando uma reação alérgica na pele que causa feridas e cheiro fétido. 

Tratar com produtos tópicos como o Sartop spray da UCB (produto veterinário) 3 X ao dia, ou dar comprimidos de Ivermectina (Vermectil ou Ivermec 6 mg) de uso humano, ou ainda, combinar os dois tratamentos. A dose pode ser de 1 comprimido a cada 10 a 15 Kg de peso a cada 3 dias. Quando perceber que o animal está melhorando pode espaçar para 4 a 5 dias. Outra sugestão é comprar ivermectina injetável como o Ivermectan 50 ml da UCB (produto veterinário de baixo valor) e dar por via oral na dose de ½ ml a cada 10 kg de peso a cada 3 a 4 dias até acabar a sarna. Espaçar o tratamento quando estiver melhorando. Os produtos a base de ivermectina não devem ser usados em cães de pelos longos. Substitua-os com moxidectina (Cydectin 1% via oral veterinário), na mesma dosagem acima. A ivermectina também derruba carrapatos, bernes, é vermífugo e protege o animal. 

Se há feridas presentes por infecção secundária, entre com antibiótico a base de Cefalexina (há comprimidos de uso humano e veterinário nas dose de 150, 500 e 600 mg cada). Faça as contas: 30 mg para 1 Kg, e deve ser dado 2 x ao dia (cada 12 horas) por 5 a 7 dias. Exemplo, um cão de mais ou menos 10 Kg pode tomar meio comprimido de 500 mg a cada 12h ou ½ de 600mg/12h, o efeito será o mesmo e ajuda a cura. Se não tomar nenhum antibiótico ele se curará também, mas demorará mais e poderá apresentar febre, inapetência, etc. 

Lembre-se a sarna pode ficar no ambiente, em roupas, tapetes, casinha de cães, etc. 
Lave bem os lugares que o animal fica com desinfetantes eficazes. A sarna tem cura. 

b) A sarna negra dá menos coceira e não é curada com a ivermectina. Esta é facilmente tratada com um produto veterinário chamado Cydectin (moxidectina a 1%). Dê 1 ml para cada 20 kg a cada 3 dias por 30 a 40 dias. Este medicamento serve para derrubar carrapatos, bernes e tratar qualquer tipo de sarna e indicado para cães de pelos longos no qual a ivermectina não deve ser usada. Você pode entrar também com o Charm dog UCB (amitraz) e fazer uma solução a 4% (coloque 2 ml do produto em ½ litro de água e passe no animal (banho de esponja). Esse produto é perigoso e o animal não pode sair no sol, portanto, passe de tarde e nunca no corpo todo de uma vez. Pode passar a cada 3 dias e não deve deixar o animal se lamber nos 15 a 20 minutos seguintes. Em caso de intoxicação dê banho no animal com bastante água e faça-o ingerir água. O importante é que o amitraz deve ser feito (solução) na hora de usar, ele não pode ser guardado, perde o efeito. 

CARRAPATOS: Pode usar ivermectina oral (Ivermectan 1% UCB) na dose de ½ ml a cada 10kg a cada 10 dias. Pode usar também em comprimidos (vermectil 6 mg) na dose de 1 comprimido a cada 10 a 15 Kg de peso a cada 10 dias. O mais importante é que o ambiente onde o animal vive deve ser pulverizado com produtos que matam as formas rastreiras e jovens de carrapatos, como a solução de K´Othrine (8 ml/litro dágua), ou o Poderoso (10 ml em 2L água). Em lugares maiores pode-se usar o Regente na dose de 8 g a cada 10 litros de água. Pulverize tudo, gramado, áreas, paredes, etc. Se chover o veneno vai embora e tem que fazer de novo. Não adianta nada colocar remédio em cães contra carrapatos e não pulverizar o ambiente a cada 10 ou 15 dias, pois o carrapato se multiplica fora do corpo do animal. O carrapato transmite a erliquiose e/ou a babesiose que podem levar o animal a morte, se não tratados. 

PULGAS: o método mais barato e eficiente é dar banhos com bastante espuma usando sabão de coco. Passar talcos antipulgas, como o bolfo, por exemplo, também é eficiente, mas tratar o ambiente é importantíssimo. A pulga causa, em alguns cães, a dermatite por picada de pulga (DPP), onde o animal parece que está com sarna pela alergia. Fique esperto com isso. A erva de Santa Maria ajuda a espantar pulgas adultas. Coloque galhinhos dela onde o animal vive ou faça sachê com ela dentro e coloque-o junto às caminhas dos animais. É importantíssimo pulverizar o ambiente com K´Othrine (8ml em 1 litro de água), Poderoso (10 ml em 2 litro de água), ou Regente (1 g por litro de água) a cada 7 ou 10 dias. 

BERNES: também chamado de bicheira. Todo berne cai e morre com a ivermectina ou moxidectina. Use como se fosse combater carrapatos. Pode entrar com a cefalexina para ajudar o animal a se recuperar rapidamente e ajudar a fechar os buracos de vermes. As farmácias veterinárias vendem repelentes com inseticidas que matam também os bernes. Só não pode deixar o animal lamber. 

VERMES gastrintestinais: qualquer vermífugo que tenha a terminação Plus é de amplo espectro e acaba com os vermes que causam magreza, queda de pelos, barriga dágua, inapetência e até coceira inespecífica. A diarréia sanguinolenta e febre associada podem ser sinais de vermes. No mercado tem o Platelmin Plus da UCB. É só seguir a bula. Os vermes, em geral, causam diarréia sanguinolenta, a qual inicialmente você pode combater com remédios a base de sulfas (bactrin de uso humano, trissulfin de uso veterinário e outros). A dose tem que ser seguida pela bula. Geralmente se usa por 5 a 7 dias. Quando o animal melhorar dê o vermífugo que tudo estará bem. O uso de sulfas acaba combatendo também giárdias que causam os mesmos sintomas acima em cães. 

ERLIQUIA: a erliquia é causada por carrapatos contaminados. Basta um em qualquer tempo para causar a doença. Ela causa inapetência, magreza rápida e pode levar o animal à morte. Se tiver sintomas de sangramento pode ser que o animal esteja com babesia (tratamento com auxílio de veterinário, somente). Para combater a erliquiose, dê durante 21 dias ou 28 dias, dependendo do caso o antibiótico Doxiciclina (uso humano e ou veterinário). A dose diária que pode ser dividida em duas vezes ao dia para não causar danos ao estômago do animal é: 5 mg de doxiciclina/kg/12 horas, ou seja, um animal de 10 Kg deve tomar 50 mg/12h/21ou 28 dias e sempre com comida junto para não causar gastrites. Em geral, os comprimidos tem 100mg de doxiciclina. Existe doxiciclina genérica e veterinária. Veja o que custa mais barato. O tratamento resolve desde que você acabe com os carrapatos.  

TVT: é o famoso tumor venéreo que em cadelas causa um tumor na vagina e nos machos no pênis ou nas fossas nasais. O tumor é agressivo e, com o passar do tempo, dá corrimentos e formas tumorais, parecendo flor, na vagina e pênis do animal Ele deve ser curado com 4 doses (uma por semana) de sulfato de vincristina via exclusivamente venosa e com auxílio obrigatório de veterinário experiente para ministrá-lo.

TOSSE DOS CÃES: a tosse seca, espirros ou tosse com engasgos, quando não curada espontaneamente (quando ocorre somente espirros, por exemplo), pode ser curada com administração de doxiciclina por 3 a 5 dias. A dose é de 5mg/kg/12h. vacinas como a Pneumodog ajudam a previnir a doença. Quando o animal não se cura espontaneamente em uma semana ele pode apresentar quadros de pneumonia, magreza, febre, etc. O tratamento é simples e rápido. Existe no mercado vacina contra esse mal. 

VACINAS: as vacinas V8 e V10 encontradas no mercado e em clínicas veterinárias  previnem muitas doenças fatais. São baratas e devem ser usadas obrigatoriamente em animais jovens, antes de um ano e animais idosos. Esses animais são menos resistentes a essas doenças e devem ser vacinados. Os jovens antes dos dois meses devem tomar 3 doses com intervalo entre elas de 22 a 25 dias e os idosos uma dose anual. A vacina contra a raiva, embora obrigatória em municípios onde a raiva exista, não é obrigatória ainda em Jaboticabal, pois não há surto desta doença fatal há muitos anos. Quando é necessário o pessoal da zoonose faz campanhas esclarecedoras e vacinação grátis. 

Castração – esclarecimentos: quanto mais jovem é o animal, melhor. Preferencialmente antes do crescimento final, antes do primeiro cio (em fêmeas). A castração em machos previne doenças sexualmente transmitidas (TVT), tumores de próstata, agressividade, brigas, atos inconvenientes e principalmente fugas para ir atrás de fêmeas no cio. Animais castrados vivem mais e com saúde. As fêmeas castradas antes do primeiro cio nunca irão ter tumor de mama, piometra, TVT (tumor venéreo transmissível) e pseudo-prenhês. A idade boa para castração é a partir do segundo mês de vida (machos) e o terceiro em fêmeas. 

Outras dicas: o animal deve ser escovado diariamente para retirada pelos velhos que causam mau cheiro e alergias. Os banhos só devem ser de vez em quando. Os animais não transpiram pela pele e sim pelas mucosas, como a boca, e banhos só diminuem sua imunidade natural e os tornam dependentes de banhos. Cheiro ruim é sinal de dermatite (alergia, sarnas, carrapatos, pulgas, bernes, etc). Procure a causa para o mau cheiro e trate-a adequadamente com as dicas acima. 

ALGUMAS DROGAS CONTRA INDICADAS EM VETERINÁRIA: 

GATOS – MEDICAMENTOS PROIBIDOS: 

- Acido acetil salicílico (Aspirina®) 
- Paracetamol (Tylenol®, Anador®) 
- Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina® 
- Salicilato de Bismuto (Pepto Bismol®, Peptozil ®)  4
- Iboprofeno (Advil®) 
- Piroxican (Feldene®, Inflamene®) 
- Enema de Fosfato (Fleet Enema®) 
- Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat -O®, Ionil T®, Politar®) 
- Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®) 
- Xampu com Acido salicílico. 
- Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®) 
- Peroxido de Benzoila – usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®) 
- Piretróide (Antiparasitário como Butox® ) 
- Levamisol (Ascaridil®) 
- Azatioprina (Imuram®) 
- Piridium® 
- Diclofenaco potássio (Cataflan®) 
- Diclofenaco sódico (Voltaren®) 

CÃES – MEDICAMENTOS PROIBIDOS: 

- Diclofenaco de potássio (Cataflan®) 
- Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano. 
- Piridium®. 

CÃES – MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO: 
- Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros). A ivermectina tem amplo uso em cães, mas os raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu princípio, apresentando sérias alterações neurológicas. 

CÃES – MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO: 
- Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®) 
- Fluororacil (Efurix®). 
De uso tópico se ingerido causa grave intoxicação. Risperidona (Risperidon®). 


CÃES – MEDICAMENTOS QUE REQUEREM CUIDADO NA DOSE: 

- Metronidazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos. 
- Sulfa-Trimetroprina (Bactrim®). Quando em dose alta podem causar displasia de 
medula óssea levando a anemia e Hepatopatia em Labradores 
- Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causar olho seco (KCS) nos cães. 
- Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor que a dose em humanos. 

Portal do Rottweiler
© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com