Parvovirose

A infecção por parvovírus, comumente denominada “parvo”, é uma doença que acomete o trato intestinal dos cães e causa vômito, diarréia, febre e capacidade diminuída de lutar contra a infecção. É especialmente grave nos filhotes. Doberman Pinschers e Rottweilers são mais suscetíveis e possuem sinais mais graves de parvo do que outras raças, mas filhotes de qualquer ração ou sem raça definida podem morrer desta doença.

É uma doença considerada nova nos cães, tendo sido identificada pela primeira vez no fim da década de 1970. Acredita-se que seja um vírus felino ou de outra espécie que se adaptou aos cães, uma vez que o vírus não existia antes dessa data. Em sua grande maioria, os casos de infecção são registrados em filhotes, uma vez que o vírus é tão contagioso e tão facilmente encontrado no ambiente que cães mais velhos podem se tornar imunes por contágio quando jovens.

Os sinais da doença aparecem de 4 a 14 dias após a infecção que geralmente resulta de exposição ao solo contaminado. Os sinais iniciais são depressão, perda de apetite e febre. O vômito e a diarréia com sangue desenvolvem-se em 1 ou 2 dias. Esses sinais progridem rapidamente para desidratação e morte nos animais gravemente acometidos. O vírus é forte q persiste no ambiente de 6 meses a 1 ano, é impossível eliminar o vírus do solo contaminado sem matar toda a vegetação.nas instalações internas deve-se realizar lavagem e enxágüe rigorosos, seguidos de aplicação de cloro. Não se deve ambientar outro animal ao local nesse período de sobrevida do vírus.

O tratamento para a parvovirose varia de acordo com a gravidade da infecção no animal acometido, aqueles com sintomas mais graves, necessitam de fluidoterapia (soro), pois são incapazes de ingerir fluidos e perdem grandes quantidades de líquido com vômito e diarréia. Além disso, o vírus destrói as células de revestimento do trato intestinal facilitando uma invasão das bactérias intestinais no corpo do animal (septicemia) e prejudica a medula óssea onde são produzidas as células de defesa.

A melhor prevenção contra a parvo é a vacinação dos filhotes. Nos casos em que a mãe não foi vacinada, é ideal uma vacinação a cada 3 semanas entre 45 e 120 dias de vida. Essa vacinação deve ser realizada em consultório veterinário, uma vez que a aplicação de vacinas em agropecuárias e pet shops NÃO é permitida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais. O reforço anual é extremamente importante para o animal.

Porta do Rottweiler
© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com