CARRAPATO VERMELHO: APRENDA A COMBATÊ-LOS


1- Como controlar carrapatos em cachorros? 

Normalmente a infestação é pelo carrapato vermelho do cão cujo nome científico é Rhipicephalus sanguineus. Esse é um carrapato típico de três hospedeiros o que significa que cada fase de desenvolvimento (larvas, ninfas e adultos) suga o sangue do animal, caem no ambiente para mudar para a próxima fase e depois sobem novamente no mesmo ou em outro animal que estiver nas proximidades para continuar a sua evolução. 

Comumente é encontrado parasitando o cão e gato. As formas adultas preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar (gordinho das patinhas), próximo ao ânus e orelhas do cão. Seu ataque causa grande irritação e desconforto aos animais com perdas de sangue. Estes carrapatos têm tendência para escalar muros e cercas, freqüentemente abrigando-se em frestas e forro dos canis, debaixo de móveis, atrás de sofás, cortinas e outros locais, na maioria das vezes em grande número, sendo de difícil controle. Se você puder, retire mecanicamente as fêmeas (carrapatos grandes cheios de sangue) dos animais, pois desta forma estará diminuindo a reinfestação do ambiente. 
Lembrando que cada fêmea coloca em média 3000 ovos dos quais grande parte vai dar continuidade ao ciclo evolutivo, você pode imaginar como estará contribuindo para diminuir a reinfestação dos seus animais. 

Entretanto, não se esqueça de tomar certos cuidados ao extrair os carrapatos dos cães: 

1. Segure os carrapatos pela parte posterior sem apertar com muita força para não estourar o artrópode; 
2. Puxe de baixo para cima com cuidado para não separar o corpo das peças bucais (estruturas pelas quais estão fixados os carrapatos no animal); 
3. Após a retirada, coloque os carrapatos em frasco com álcool se quiser matá-los. O tratamento deve ser realizado no animal e, em grandes infestações, há necessidade de tomar algumas medidas no ambiente também. Existem vários produtos no mercado os quais podem ser utilizados. A escolha deve ser feita pelo seu veterinário de confiança. 

2- Quais as doenças provocadas por carrapatos? 

Os carrapatos alem de causarem desconforto ao homem e seus animais domésticos, também causam problemas de saúde, tais como: dermatoses, perda de sangue, otocaríase (infestação do canal auditivo), toxemia e paralisias (por inoculação de saliva tóxica ) e infecções como babesioses, riquetsioses, borrelioses, bacterioses, viroses, etc. Podem também serem agentes transmissores da Febre Maculosa, Doença De Lyme 

3- Como controlar os carrapatos ao redor de minha casa, nos cachorros e gatos?

Os carrapatos são difíceis de se controlar ao redor das residências, porque o local pode ser re-infestado por carrapatos que são carregados por animais pequenos, tais como ratos. A primeira etapa para reduzir carrapatos ao redor da parte externa da casa é limitar a presença de animais pequenos. Depois, mantenha a grama cortada sempre, e remova as plantas que podem ser usadas de alimento. O local pode ser pulverizado com um inseticida para jardim, mas esta área terá um impacto limitado nos carrapatos atuais e geralmente não é recomendada, mesmo por que matam também o que não é prejudicial. O uso de repelentes de insetos, calças e meias durante a época de atividade dos carrapatos (outono) e inspecionar as crianças quando brincarem em áreas que existem infestação também são algumas alternativas de prevenção. Para controlar a infestação nos animais de estimação sugerimos a aplicação freqüente de produtos para esta finalidade, que podem ser na forma aerossol, spray, líquida e pipetas. 

4- Como remover carrapatos? 

A melhor maneira de remover um carrapato assim que ele for detectado na pele, é agarrá-lo (com os dedos ou com pinça) firmemente, sem aperta-lo para não estourar e puxá-los delicadamente de baixo para cima, com cuidado para não separar o corpo das peças bucais (estruturas pelas quais estão fixados os carrapatos na pele).

Portal do Rottweiler

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

© Portal do Rottweiler - 2012 - 2020. Todos os direitos reservados. Criado por: J.Menezes .
E-mail: canilzeus@gmail.com